quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Escritor moçambicano nomeado para Prémio Literário de Dublin

Mia Couto para Prémio Literário de Dublin



O renomado escritor moçambicano Mia Couto foi nomeado para o Prémio Literário de Dublin, na Irlanda. O galardão, que visa promover a excelência na literatura mundial, é concedido anualmente a uma novela escrita em inglês ou traduzida para aquele idioma.


Couto entra na lista com a tradução de David Brookshaw para inglês de "O Bebedor de Horizontes", terceiro livro da trilogia "As Areias do Imperador". A versão inglesa foi publicada em Fevereiro do ano passado  pela editora norte-americana Farrar Strauss and Giroux.


O livro foi classificado entre os romances africanos mais notáveis publicados em língua inglesa durante 2023, pela revista "Brittle Paper". Em 2022, a mesma obra conquistou o prémio internacional Jan Michalski.


"O Bebedor de Horizontes" retrata a saga final do imperador Gungunhana, o derradeiro grande governante de um império na África no século XIX. A obra segue os prisioneiros do oficial Mouzinho de Albuquerque, que embarcam em um barco no cais de Zimakaze, em direção ao posto de Languene. De lá, seguem para o estuário do Limpopo e iniciam uma viagem marítima que os conduzirá para um distante e eterno exílio, numa das ilhas dos Açores, em Portugal.


Ressonâncias Literárias, palavras ecoam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA

VOCÊ SABIA QUE A LÍNGUA PORTUGUESA É UMA DAS MAIS FALADAS DO PLANETA? Vamos juntos viajar pela história desta língua fascinante! ORIGEM A lí...